5 lugares descontraídos para tomar vinho no Rio

Uma das coisas que eu mais amo no Rio de Janeiro é o nosso jeito leve, descontraído e informal de ser. Andamos por aí de short e chinelo “meixmo”, não ligamos muito para marcas e ostentação e amamos um boteco. Mas nem só de cerveja gelada vive o Rio: nós também temos bons lugares para tomar vinho. E se engana quem pensa que o vinho é necessariamente algo “gourmetizado”, chique e até caro. Nesse post, vou te falar 5 lugares descontraídos para tomar vinho no Rio, sem frescura!

1. Canastra Bar

canastra-blog-latin-exclusive

Esse aí é pra quem acha que não tem vinho bom no Brasil. No Canastra, em Ipanema, todos os vinhos da carta são nacionais! Com cara de botequim, as pessoas se acomodam em mesinhas na calçada ou ficam em pé mesmo, com sua taça ou copo de plástico (sério, cariocas melhores pessoas <3) na mão. Pra acompanhar, o menu tem queijos e aperitivos. Terça é dia de ostras frescas, vindas direto de Santa Catarina. 

Endereço: Rua Jangadeiros, 42, loja B, Ipanema (bem pertinho da estação de metrô  General Osório)
Funcionamento: Ter-Sáb, de 18:30 a 01:00h.

2. WineHouse

winehouse-rio-foto-limonadaetc

Localizado em Botafogo (sempre ele, o melhor bairro <3), o bar tem uma respeitável adega de rótulos a preços acessíveis. O espaço é pequeno, então a maior parte das pessoas senta nas mesinhas das calçadas mesmo. Você pode pedir qualquer garrafa do cardápio ou em taças, mas aí só as que estão na seleção da semana. No happy hour (segunda a sexta, das 17h às 20h), os preços das taças caem ainda mais. E quando o verão chegar, não tem problema! Só pedir um vinho branco geladinho ou até mesmo um espumante, que também conta com boas opções no cardápio. Pra acompanhar, recomendo as duplas de bruschettas.

Endereço: Rua Paulo Barreto, 25, loja E, Botafogo (perto da estação de metrô)
Funcionamento: Seg-Qui 17:00- 00:00. Sex-Sáb: 17:00-01:00

3. CADEG

cadeg-rio-de-janeiro

Pra quem não conhece, a CADEG é o nosso Mercado Municipal. Um ótimo programa pro fim de semana, com várias opções de restaurantes e lojas com bons preços. Lá existem muitas delicatéssens especializadas em vinho e restaurantes que servem bacalhau: ótima combinação.  Pergunte antes no restaurante escolhido se eles cobram taxa de rolha para você poder tomar o seu vinho ali ou se eles vendem garrafas também.

Endereço: Rua Capitão Félix, 110, Benfica.  
Funcionamento: Consulte os horários no link ou pelos telefones 21 3890.0202 | 21 3526.5717, porque cada loja possui um horário diferenciado. 

4. Bar do Rock

bar-do-rock-cobal

Um cantinho na Cobal. Com mesinhas do lado de fora, você pode optar por uma cerveja artesanal ou um vinho. Qualquer que seja a sua escolha, você terá muitas boas opções! Ah, e como o nome já diz, a trilha sonora é uma boa seleção de rock n’ roll.

Endereço: Cobal do Humaitá (parte de trás, virada pra Rua Voluntários da Pátria) – R. Voluntários da Pátria, 448
Funcionamento: Todos os dias, de 18h às 02h, exceto domingo, que fecha 00h.

5. Formato Vino e Forneria 

formato-vino-e-forneria

A foto não deixa mentir. Mesa na calçada, sem pompa. A Formato fica em um ponto estratégico, do lado do Metrô e bem no burburinho do Baixo Botafogo. Além da excelente carta de vinhos, as pizzas de massa fina de lá são muitíssimo elogiadas.

Endereço: R. Nelson Mandela, 100 – Loja 122 – Botafogo,
Funcionamento: Todos os dias, de 12h às 01h, exceto sextas e sábados, que fecha só 02h.

Quer lugar melhor e mais descontraído que nossa casa? A loja online da Wine In Pack tem uma variedade enorme de vinhos com bons preços e ainda tem a assinatura Clube do Vinho. Por um preço fixo, você recebe a cada mês ou dois meses, dependendo do plano,  três vinhos importados diferentes, selecionados pela equipe especializada, e ainda vai juntando pontos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *