Da Lapa Design Hotel: um espaço multicultural na Lapa

“Parece um sonho”. Esse foi o meu primeiro comentário ao entrar no Da Lapa Design Hotel. Nem o fato de eu já ter estado lá antes em eventos conseguiu diminuir o meu deslumbre com um espaço tão perfeitamente decorado. O gerente Guilherme confirmou minha impressão ao dizer que o conjunto arquitetônico, assinado pelo arquiteto Helio Pellegrino, pretende realmente remeter ao universo onírico.

O hotel

Com quartos compartilhados e suítes privativas, o Da Lapa se aproxima muito mais ao conceito de hostel boutique que de um hotel. São 3 andares, com elevador, e todas as instalações estão novinhas em folha. 

Os preços são acessíveis, mas variam de acordo com a época. Então é melhor consultar os valores e a disponibilidade no Booking

Da Lapa Design Hotel

Quartos

Eu fiquei em uma suíte privativa do segundo andar, e passei muito bem. Sem luxo, mas com elegância, as suítes possuem ar-condicionado, armário, televisão (que eu nem pensei em ligar, de tanta coisa pra fazer) e frigobar. O café da manhã, incluído na diária, é simples, mas condizente com a proposta e com o valor. 

Eu entrei também nos quartos compartilhados (4, 8 e 10 camas) pra conhecer, e todos têm ar-condicionado, artigo super necessário pro verão carioca, além de lockers grandes que cabem a mochila inteira (AMO!). Os banheiros são de uso comum, bem grandes, limpinhos, tudo nos trinques. 

Atividades

Uma coisa que vale a pena dizer é que o hotel costuma receber eventos culturais e noturnos na área comum, principalmente nos fins de semana. Eu particularmente vejo isso muito mais como uma vantagem que como um problema, mas eu entendo que depende do estilo de cada um e por isso mesmo reforço aqui.

evento no Da Lapa Design Hotel
Foto: Marina Calderon


O isolamento acústico nos quartos é até melhor do que eu esperava, mas caso você não queira se juntar à festa é melhor levar um tapa-ouvidos esperto ou, em último caso, considerar outras opções de hospedagem mais tradicionais.

Localização

O hotel fica bem no fervo da Lapa, na Rua do Lavradio quase esquina com a Av. Mem de Sá. Tem algumas linhas de ônibus que ligam o bairro a outros pontos da cidade, mas a melhor forma de se locomover é com certeza de metrô: a estação Cinelândia fica a só 800m do hotel.

A Lapa tem fama de ser super perigosa, e por mais que não seja realmente o lugar mais tranquilo do mundo, essa fama está looonge de corresponder à realidade. Tome os cuidados básicos, talvez com uma dose a mais de precaução, e relaxa. Vale a pena pedir também recomendações no hotel: tenho certeza que eles vão estar prontos pra te tranquilizar e dar boas dicas quanto a isso. 

Localização do Da Lapa Design Hotel

O que fazer

A Lapa é o berço da boemia carioca, então se você veio pro Rio pra causar esse é o lugar certo, hahaha. Durante o dia, além de conhecer os Arcos e a Escadaria Selarón, dá pra ir também pra Santa Teresa, que é ali do lado! Além disso, o Centro é onde você encontra a esmagadora maioria de programas culturais e históricos para se fazer no Rio. Tem também a tradicional Confeitaria Colombo, o Theatro Municipal, a Praça Mauá (Museu do Amanhã, Mural do Kobra, etc…): todos esses locais ficam bem mais perto da Lapa que da Zona Sul.

Eu tenho um guia super completo do que fazer na Lapa, inclusive com recomendações do que não fazer. Leia aqui.

Localização do Da Lapa Design Hotel
Feira do Lavradio, também conhecida como Feira do Rio Antigo. Todo 1º sábado do mês. Foto: Manuela Hollós/When in Rio

Resumo da experiência

Falei bastante, mas se eu tivesse que resumir a minha experiência no hotel em poucas palavras, eu escolheria: programação agitada, atendimento gentil e decoração fantástica. Ficar ali é abraçar toda uma experiência, então o ideal é ir com a cabeça e o coração abertos para ela. Sem grandes planos, eu deixei meu fim de semana fluir e ele acabou superando todas as minhas expectativas. 


Da Lapa Design Hotel: Facebook e Instagram
Endereço: Rua do Lavradio, 200, Lapa.
Preços e disponibilidade: consultar no Booking.

 

Transparência

1) A minha estadia no Da Lapa Design Hotel foi uma cortesia da gerência, mas em nenhum momento me comprometi a fazer uma resenha positiva. Tudo que escrevi aqui no post reflete a minha própria opinião com base na experiência que eu tive, sempre buscando preservar a minha credibilidade com vocês.

2) O post contém links de afiliados do Booking, e se você reservar através deles eu ganho uma pequena comissão que me ajuda a continuar produzindo conteúdo no blog. Ajudaê!

 

Salve o post no Pinterest para consultar depois:

hostel-dalapa-rio

 

Blog especializado em conteúdo sobre o Rio de Janeiro, com dicas tanto para turistas quanto para moradores.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *