Melhores lugares pra beber cachaça no Rio

Seja pura ou na caipirinha, a cachaça é um dos grandes símbolos do Brasil e precisamos honrá-la! Pensando nisso, resolvi listar alguns dos melhores lugares pra beber cachaça no Rio. 

1) Bar da Cachaça

Respeito máximo por esse lugar que é um dos símbolos da vida noturna da Lapa. Os precinhos são bem amigáveis, do tipo que é possível comprar uma dose generosa de cachaça Gabriela por 5 reais. Não é à toa que temos aquele ditado que diz que tudo começa e tudo termina no Bar da Cachaça. Pode até ser que hoje em dia não seja mais como nos tempos áureos (hahaha, a senhora de idade falando), mas clássico é clássico! 

Endereço: Av. Mem de Sá, 110, Lapa. 

Foto: Bar da Cachaça, via página do Facebook da casa.

2) Pólo Gastronômico de Santa Teresa

A cachaça Magnífica de Faria, cria de Santa Teresa, e outros rótulos são orgulhosamente oferecidos nos principais bares e restaurantes do pólo. Destaco o Espírito de Santa, Bar do Gomes, Café do Alto, Bar do Mineiro, Explorer Bar, Sobrenatural e Adega do Pimenta como boas opções.

Foto: Guia da Semana

Endereço: a maioria dos bares e restaurantes ficam próximos ao Largo dos Guimarães, Santa Teresa. 

3) Mangue Seco

A casa peca no atendimento confuso, mas oferece uma carta com grande variedade de cachaças e bons petiscos, sem contar a decoração nostálgica. Se não quiser encontrar o restaurante lotado, evite ir nos dias de Feira do Lavradio.

Endereço: Rua do Lavradio, 23, Centro.

Cachaçaria Mangue Seco, via TripAdvisor

4) Academia da Cachaça

Já na Zona Sul, um bom lugar para apreciar essa iguaria é no bar temático Academia da Cachaça. Sendo um bar estilo pé-limpo no Leblon, é de se imaginar que os preços não são dos melhores, mas não chega a ser exorbitante. Além disso, o lugar oferece uma grande variedade de opções, tanto de cachaça quanto de pratos típicos brasileiros como a feijoada.

EndereçoRua Conde de Bernadotte, 26, Leblon.

Academia da Cachaça, via página do Facebook da casa.

5) Galeto Sat’s

Outra boa opção na Zona Sul, o Galeto Sat’s se destaca não só pela variedade quase absurda de rótulos de cachaça, mas principalmente por salvar a larica da madrugada. No dia que conheci a casa, por volta de 4h da manhã, o próprio dono estava por ali e me atendeu. Depois de dizer um dos seus lemas “o meu compromisso é com a boemia”, eu perguntei “se eu quiser um galeto AGORA, sai?”. No que ele responde, com a maior naturalidade do mundo, “desossado ou normal?”.  

Endereços:
Copacabana – Rua Barata Ribeiro 7, loja D.  Diariamente, 12h-05h.
Botafogo – Rua Real Grandeza, 212. Diariamente, 12h-06h.

Galeto Sat`s Copacabana, via TripAdvisor

Por fim, se você for realmente um grande apreciador da bebida e quiser conhecer um alambique, recomendo passar uns dias na charmosa cidade de Paraty, a 240 km do Rio. Veja dicas de onde encontrar os alambiques e otras cositas más nesse guia completo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *