O Mimo Festival em Paraty e o que esperar do Mimo Rio

Já passou!

MIMO Paraty: Nos dias 14 a 16 de outubro, rolou o Mimo Festival em Paraty/RJ e eu estava lá. Vou contar pra vocês tudo que rolou e o que esperar da edição do Rio, que será nos dias 11 a 13 de Novembro! Anota aí!

Sobre o festival

O MIMO é um festival de música instrumental internacional que realiza suas edições sempre em cidades históricas do Brasil, como Paraty, Olinda, Ouro Preto e Tiradentes, e também em Portugal.  Os locais que abrigam os palcos são sempre abertos e a entrada gratuita. Na programação, artistas brasileiros dividem os holofotes com atrações internacionais e a palavra de ordem é variedade! Apesar do nome, nem todas as atrações são necessariamente sem vocal.

Já são mais de 10 anos de tradição e a boa notícia é que o Rio entrou no rol das cidades escolhidas e, pela segunda vez, vai sediar o evento. Oba!

Como foi em Paraty

                                                                                                                                                                                            Foto minha

O mais legal pra mim foi a oportunidade de conhecer artistas e grupos que eu provavelmente não conheceria normalmente, como o senegalês Cheikh Lô (1) e o grupo ucraniano Dakha Brakha (2). E o bom é que a produção do evento mescla perfeitamente essas experiências sonoras mais inusitadas com artistas já consagrados, como Elza Soares (3) e Emicida (4). No último dia, teve também Hamilton de Holanda e o Baile do Almeidinha.  Além disso, os shows foram muito pontuais, os itens nas barracas oficiais do evento eram vendidos a um preço razoável e o palco tava lindo. Enfim, tudo perfeito!

cheikh-lo-paraty-mimo-2016 dakha-brakha-mimo-paraty-2016
1                                                                                             2
elza-soares-mimo-paraty emicida-paraty-2016
                                          3                                                                                             4
Fotos: Ricardo Gaspar

O que esperar do MIMO Rio

Bom, pelo que eu vi do evento em Paraty, podemos esperar um festival com alto nível de organização e produção. Em relação à programação, teremos shows de artistas nacionais como Jards Macalé, João Bosco e Hamilton de Holanda juntos, Chico César e Ney Matogrosso! <3 Já das atrações internacionais, destaco o Pat Thomas & Kwashibu Area Band. Ele é o maior representante do highlife, gênero musical popular de Gana que influenciou o afrobeat. Outra must-see é a rainha da cúmbia Totó la Momposina (Colômbia), representando os ritmos latinos com classe. 

Além disso, vão ter também workshops (gratuitos, mediante inscrições no site até 6 de novembro) com integrantes das bandas convidadas e exibições de filmes, todos eles com o tema central música.

Os palcos serão montados em vários locais da cidade, sendo o principal deles na Praça Paris (Glória). Mas terão apresentações também em Igrejas históricas, como a da Candelária e o Outeiro da Glória, São Francisco da Penitência (Carioca) e Irmandade de Santa Cruz dos Militares (Praça XV).
OBS: o Palco Se Ligaê, citado no site, será também na Praça Paris. 

A programação completa você encontra no site.

Vamos?

1 comentário Adicione o seu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *