Os festivais de Paraty

Os festivais de Paraty foram uma forma que a cidade encontrou de manter um bom fluxo de turismo mesmo na baixa temporada. De quebra, ainda se tornou um destino ideal para quem busca experiências culturais, como se já não bastasse o passeio no tempo que é passear pelas suas ruas de paralelepípedo, com igrejas e casinhas charmosas. 

Nesse post, vou colocar o calendário cultural dos festivais de Paraty 2017 e as datas, além de algumas informações e a minha opinião sobre eles. Escolha o seu preferido e divirta-se!

Aliás, primeiro conselho: se programe minimamente. Em época de festivais, a cidade costuma ficar bem cheia e não é raro ver pessoas chegando lá de última hora e não encontrando hospedagem. 

Bourbon Festival: 09 a 11 de Junho

Bourbon: Festivais de Paraty
Foto: Divulgação

Festival de Jazz e Blues, apontado por muitos locais como o melhor festival de todos. Todos os shows são gratuitos, em palcos montados ou até nas ruas mesmo estilo free style! Já estou lá, mais certa que a cachaça!

-> Veja um guia super completo para desbravar Paraty como um local, nesse post aqui.

FLIP, a Festa Literária Internacional de Paraty: 26 a 30 de Julho

FLIP: festivais de Paraty

Um dos mais famosos e concorridos festivais de Paraty. Eu fui em 2012, e gostei. Mas pra mim o lado ruim é que é um evento elitizado,  que cobra ingressos relativamente caros para assistir às palestras e participar das atividades. Tem só algumas poucas atividades gratuitas, normalmente na Casa de Cultura. Mas acaba ficando restrito à galera mais cult-bacaninha-classe média alta. Eu particularmente sou muito da rua, então prefiro apoiar iniciativas mais democráticas e populares! 🙂

Festival da Cachaça (ou Festival da Pinga): 17 a 20 de Agosto.

Festival da Cachaça: festivais de Paraty

Apesar de ser também um dos mais famosos festivais de Paraty, não é nem de longe o melhor para ir. A cidade fica muito, muito cheia, porque sempre tem excursões saindo de vários lugares pra lá. Todos os locais que conheci falaram que muitas vezes eles mesmos costumam nem ir.  Se o que te atrai é a possibilidade de degustar vários tipos de cachaça, se liga só: você pode fazer isso sempre em Paraty! Todas as lojas de cachaça do Centro fazem isso. É só falar que quer experimentar! 😉

Paraty em FOCO: 13 a 17 de Setembro

Paraty em Foco: festivais de Paraty
Não consegui encontrar o autor dessa imagem linda. Se alguém souber, avisa aqui nos comentários!

Festival internacional de fotografia bem reconhecido, apoiado pela Canon e algumas revistas importantes do ramo. A cidade fica cheia de exposições e intervenções! Mais um da série: nunca fui, mas tá na lista!

MIMO: 06 a 08 de Outubro

Foto: Manuela Hollós/When in Rio

Esse eu fui em 2016, e amei amei! É um festival de música instrumental, que faz edições sempre nas cidades históricas do Brasil (Paraty, Rio, Ouro Preto, Olinda…). O line-up é super diversificado, com artistas brasileiros consagrados e grupos mais inusitados de países como Senegal e Ucrânia.  Uma verdadeira experiência sonora! E o melhor: todos os shows são gratuitos. Eu contei sobre o Mimo com mais detalhes nesse post aqui.

E aí? Qual você achou o mais legal?

Beijos,
Manu

1 comentário Adicione o seu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *