ingressos grande sertao veredas

Peça ‘Grande Sertão Veredas’: um passeio pela multiplicidade das emoções humanas

Carece de ter coragem fazer uma peça baseada no livro de Guimarães Rosa. Mas a complexidade dos textos e das emoções retratadas na obra não parece ter intimidado a diretora Bia Lessa, que fez um trabalho absolutamente brilhante com a adaptação de Grande Sertão Veredas.

Atenção: peça já fora de cartaz!

Desde a instalação, que transformou completamente o ambiente do tradicional CCBB, até a fila de espera*, algo me dizia que aquela seria uma experiência diferente. E foi.

* Dica: não se atrase. Os lugares de quem não chegou são liberados para a fila de espera. Falo disso em detalhes no final do post.

grande sertao veredas ccbb ingressos
Foto: Helvio Romero – Estadão / Divulgação


A peça, tal qual o livro, nos convida a um – nem sempre agradável – passeio pela multiplicidade das emoções humanas. Sons e cheiros brincam com nossos sentidos e provocam o público a participar mais do que como meros espectadores. Com fones de ouvido individuais, a experiência sonora é intensificada e me transportou ao universo do livro desde os primeiros acordes da sanfona.

Como que pra provar que, de fato, o sertão está dentro da gente, a simplicidade do cenário se contrapõe à infinitude das possibilidades do corpo. Os atores reproduzem plantas, animais e pessoas, formando, bem diante dos nossos olhos, a paisagem do sertão mineiro. 

Sempre presentes, os artistas se entregam, transbordam e emocionam. Uma visceralidade típica do teatro, mas nem sempre verificada nos palcos afora. Em tempos cada vez mais líquidos, essa intensidade na entrega é muito bem-vinda. 

ingressos grande sertao veredas
Foto: divulgação. Não é permitido fotografar ou filmar o espetáculo sem autorização.


A energia densa da vida no sertão, onde a seca, a fome e a violência são questões diárias, é dissipada em alguns momentos por lampejos de amor e afeto. Afinal, como nos ensina Guimarães Rosa, qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura.

ingressos-grande-sertao-veredas Ingressos

O espaço físico da peça no CCBB é limitado (178 lugares) e a procura por ingressos está grande. Mas, ainda bem, eles optaram por um caminho democrático, mantendo baixos os valores dos ingressos e fazendo uma temporada longa. 

Valor dos ingressos: R$10 meia e R$20 inteira.
Temporada: de 28/01 a 31/03, sem prorrogação. De quarta a domingo.
Classificação indicativa: 18 anos.

 Aproveito pra agradecer a Approach Comunicação pela cortesia dos ingressos ao When in Rio.

Como conseguir ingressos?

Os ingressos online estão esgotados para muitos dias, mas tem 7 dias de apresentação que ainda não começaram a ser vendidos. Nas outras semanas, os ingressos foram liberados para compra online às segundas-feiras, então tem que ficar de olho no site da Eventim.

Além desses, no dia das apresentações, há uma pequena cota de ingressos que são vendidos na bilheteria do CCBB, a partir das 9h.

Não consegui comprar, e agora?

Chegue no CCBB de tarde, com bom humor e paciência, e garanta seu lugar na fila de espera. Às 21h em ponto, a produção vai ver quantos lugares estão vagos e liberar na ordem da fila. Obviamente não há nenhuma garantia que você vai entrar, mas conheço muita gente que conseguiu assim.

No dia que eu fui, vi pelo menos uns 10 lugares vagos que foram liberados pra fila de espera. Em dias de chuva, a chance é maior!

Se não conseguir de nenhum desses jeitos, dá pra ter um gostinho do que é a peça com a realidade virtual. Passe no CCBB algum dia até o fim desse mês, das 12h às 18h, pra ver a instalação e um vídeo com trechos da peça em 360°.

Blog especializado em conteúdo sobre o Rio de Janeiro, com dicas tanto para turistas quanto para moradores.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *