Sofar Sounds Rio: música com afeto

Sofar Sounds Rio: música com afeto

Depois de habitar a minha listinha “to do” por muito mais tempo do que eu gostaria, eu fui finalmente conhecer o projeto Sofar Sounds em Junho, à convite da produção e na companhia da Val, da Rádio Graviola

O Sofar hoje está presente em nada menos do que 359 cidades ao redor do mundo, e o Rio é uma delas! As edições por aqui já acontecem há uns aninhos, mas ainda tem muita gente que não conhece e, além disso, o projeto tem um diferencial incrível: cada edição é absolutamente única, com artistas e locais diferentes. 

Ficou curioso? Então calma que tem mais!  Quando você se inscreve para participar da experiência (o passo-a-passo está logo abaixo), você não sabe nem o local e nem quem vai tocar. Dois dias antes do evento você recebe o endereço e só na hora que descobre os artistas. Bem encontro às escuras mesmo! 

Sobre a minha experiência pessoal, uma das coisas que logo me chamou a atenção foi a pontualidade quase britânica do evento, em plenas terras cariocas. Talvez essa característica tenha sido herdada do local de origem do projeto, que é Londres. Será? Mas já fica a primeira dica: não se atrase!

Eu flagrada no momento blogueira, hahaha. Foto: Meduzza

Os artistas selecionados são independentes, então é uma ótima chance de conhecer músicas diferentes e renovar aquelas playlists que você já não aguenta mais ouvir, rs. Outra coisa que diferencia a experiência Sofar Sounds é a valorização da música. É bem comum sair para um lugar, e a música virar só um pano de fundo para a famosa “resenha”. O artista fica invisibilizado, e toda a força dessa conexão acaba se perdendo.

No Sofar o esquema é outro, e a energia também. O silêncio entre os presentes reina absoluto, para que todo mundo possa ouvir – ou melhor, sentir – todos os acordes dos artistas, meticulosamente escolhidos por uma competente curadoria.  Sente a vibe das edições passadas:

Como participar de uma edição do Sofar Sounds

1. Entre no site para ver a data da próxima edição. Normalmente tem uma por mês.
2. Preencha esse formulário.
3. Aguarde um e-mail de confirmação que deverá ser enviado aos selecionados.
4. Pague uma contribuição de R$30 por pessoa*

Vale a pena também curtir a página do Facebook para acompanhar o projeto. E se você curtiu muuito a proposta do Sofar e quiser não só assistir como ajudar, eles aceitam voluntários para fotografar e filmar o evento, gerenciar as redes sociais, e otras cositas más.  

Taí uma boa forma de criar portfólio, conhecer uma galera maneira e ainda apoiar um projeto incrível! Se quiser também sugerir bandas (vale você mesmo, claro!) ou espaços para os shows, é só entrar em contato através do e-mail rio@sofarsounds.com

* Sobre isso, vale uma observação: a proposta do evento é fazer shows intimistas, então os espaços são sempre pequenos. Por conta disso, acaba que esse valor dos ingressos mal cobre todos os gastos de logística e produção. Os artistas não recebem em dinheiro para tocar, apenas um vídeo da apresentação. É um projeto colaborativo, sem fins lucrativos, feito para promover artistas e bandas independentes e proporcionar experiências memoráveis para todos os presentes 

E isso o Sofar Sounds tem feito lindamente, há 8 anos. Que venham muitos mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *